• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Saiba como escolher o empréstimo pessoal mais barato

Saiba como escolher o empréstimo pessoal mais barato

Publicado:

O primeiro passo para escolher um empréstimo pessoal é comparar as taxas em diferentes empresas para descobrir onde pagará menos na hora de solicitar o crédito. Para se ter uma ideia, entre os bancos e financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo, a taxa de juros varia entre 1,5% e 24% ao mês, portanto é essencial comparar a linha de crédito em mais de um local.

Além da taxa de juros, as empresas cobram outras tarifas no empréstimo pessoal que também aumentam a dívida. Todas essas cobranças estão disponíveis no contrato feito junto à empresa. Os encargos equivalem à liberação do dinheiro e outras operações feitas durante a solicitação do crédito e, somados juntos com os juros, eles formam o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo. Entenda mais sobre o valor total do empréstimo e veja como descobri-lo antes de solicitar o dinheiro.

Como descobrir o valor total do empréstimo pessoal

O CET de um empréstimo consiste na soma da taxa de juros com os demais encargos cobrados pela solicitação do crédito, ou seja, além do valor do empréstimo, o total que deverá ser devolvido ao banco ou financeira terá o acréscimo de outras tarifas relacionadas a seguros, impostos e abertura de relacionamento com a empresa. Na hora de simular a contratação de um empréstimo é importante levar em conta a taxa de juros e o Custo Efetivo Total da dívida que você fará com a empresa.

Quando for contratar o empréstimo pessoal em bancos e financeiras, pergunte ao atendente ou gerente do banco o CET da dívida, com os juros e demais impostos adicionados ao empréstimo. Este será o valor que você terá que pagar dentro do prazo estipulado em contrato. Nas simulações de empréstimo online, verifique em qual empresa sua proposta de crédito teve o Custo Efetivo Total menor para fechar o melhor negócio. Geralmente, o valor é emitido junto com a resposta da empresa para a solicitação.

Quem já contratou o empréstimo pessoal pode consultar o Custo Efetivo Total que o crédito possui no contrato feito com o banco, financeira ou empresa de empréstimo online. É obrigatório que todos os custos cobrados na solicitação estejam anexados ao documento, caso contrário, entre em contato com o local em que fez o empréstimo e peça a informação.

Como comparar o Custo Efetivo Total do empréstimo

O CET é disponibilizado em percentual sobre a dívida com o banco e calculado conforme o prazo de pagamento do empréstimo. Supondo que um cliente fez duas simulações em diferentes bancos: no primeiro, o CET do empréstimo ficou em 18% ao ano, já no segundo banco, o CET anual ficou em 16%. Logo, o cliente pagará menos se escolher o empréstimo com 16% de Custo Efetivo Total ao ano. Portanto, quando precisar recorrer ao empréstimo pessoal, compare as taxas de juros e, sobretudo, o custo total que a empresa ou banco cobrará para liberar o dinheiro.

Onde solicitar empréstimo pessoal com CET mais barato

Quem possui conta corrente deve ir primeiro ao banco para solicitar uma proposta ou verificar se há um crédito pré-aprovado nos canais eletrônicos de atendimento, como caixa eletrônico ou aplicativo. Como o banco já conhece o perfil do cliente, o interessado pode contratar um empréstimo pessoal com CET menor, além de conseguir negociar melhores condições de pagamento do crédito.

Em financeiras menores, as taxas de juros e o custo total do empréstimo serão mais caros, principalmente porque esses locais emprestam dinheiro para clientes negativados. Portanto, só procure essas empresas quando não for aprovado na análise de crédito feita pelos bancos ou se estiver com restrição de nome.

Contrate um empréstimo pessoal online

Precisa de dinheiro rápido e sem burocracia? A KeroGrana oferece o empréstimo online com taxas de juros a partir de 2,97% ao mês. O processo de solicitação, desde a análise de crédito até assinatura do contrato é feito totalmente de forma digital, sem precisar apresentar documentos presencialmente. Clique aqui e saiba como contratar o seu empréstimo pessoal!

Veja também!