• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Extrato INSS: como tirar online ou na agência

Extrato INSS: como tirar online ou na agência

Publicado:

O crédito consignado é uma opção para os aposentados e pensionistas que precisam de dinheiro para complementar o orçamento. Os juros desse empréstimo são menores, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do cliente. O desconto dos pagamentos referentes ao crédito não podem ultrapassar a margem consignável do salário ou do benefício do cliente, equivalente a 30% do valor.

Antes de solicitar o empréstimo consignado em bancos e financeiras, o beneficiário do INSS pode consultar o seu extrato de pagamentos para ter uma ideia de quanto poderá solicitar pelo crédito. O extrato do INSS pode ser emitido online pelo sistema desenvolvido pela Previdência Social, o Meu INSS, e nas agências do banco onde recebe o dinheiro. Veja abaixo como fazer a consulta do extrato de benefício do INSS nos canais disponibilizados pela Previdência.

Como tirar o extrato de pagamento do INSS online

Os serviços digitais da Previdência Social são oferecidos para facilitar as consultas e solicitações que os beneficiários precisem fazer, desde o agendamento de perícias até a emissão de comprovantes de aposentadoria e auxílio. Para acessar a plataforma e emitir o extrato do INSS, o usuário precisará fazer um cadastro no Gov.br – central de serviços online liberada pelo Governo Federal. Confira o passo a passo.

Passo 1. Acesse o site do Gov.br para criar sua conta na plataforma. Além de consultar dados do INSS, esse cadastro permite solicitar outros serviços, como seguro desemprego, e consultar um formato digital da carteira de trabalho. No site da plataforma, clique em “Crie sua conta gov.br”.

Passo 2. Para abrir o cadastro na plataforma, a forma mais fácil é realizar a inscrição por meio do CPF. Então, na tela seguinte, escolha a opção “Número do CPF”.

Passo 3. Na próxima etapa, o usuário terá que informar alguns dados pessoais para prosseguir com o cadastro, como a inscrição do CPF e o nome completo. Depois, ele deve clicar em “Avançar”, como na imagem abaixo. O beneficiário precisará completar e validar o cadastro com outros dados, além de colocar uma senha segura para utilizar os serviços online do INSS e informar um e-mail e telefone celular.

Passo 4. Depois de completar o cadastro, o usuário terá que acessar o site do Meu INSS na internet e clique em “Entrar”. Lembre-se de que o login será feito com o CPF do beneficiário e a senha cadastrada no Gov.br, portanto, na janela que abrir, insira as informações.

Passo 5. O beneficiário do INSS será direcionado para a página de serviços online do órgão. Para emitir o extrato do benefício, é necessário escolher a opção “Extrato de pagamento”, como está no exemplo abaixo. Na mesma página, o beneficiário consegue consultar a carta de concessão da sua aposentadoria, marcar atendimento na Previdência Social e emitir outras declarações do INSS.

Passo 6. No extrato será possível identificar os pagamentos feitos pelo INSS ao beneficiário em diferentes períodos, desde depósitos mais recentes do benefício até os salários de meses anteriores. Caso queira imprimir, o usuário terá que fazer o download do extrato pelo botão “Baixar PDF”.

Como emitir o extrato do INSS no banco

Outra forma de consultar os valores depositados em sua conta correspondentes à aposentadoria, pensão ou auxílio é ir até o banco em que recebe o pagamento e solicitar o extrato do benefício. A operação é liberada nos caixas eletrônicos e nos guichês das agências. Para tirar o extrato, leve o seu cartão e um documento de identidade até o banco.

Se mesmo assim ainda estiver com problemas para acessar o extrato do INSS, entre em contato pelo número da Previdência Social, o 135, e peça mais orientações para conseguir o documento.

Quais informações estão no extrato do benefício?

Quem recebe pelo INSS pode acompanhar os depósitos da sua aposentadoria ou pensão pelo extrato bancário. Nele, constam todos os pagamentos e descontos, seja de algum empréstimo consignado ou de compras e saques feitos pelo beneficiário.

Caso queira emitir o extrato do INSS para solicitar um empréstimo consignado, lembre-se de que o desconto das parcelas não poderá ultrapassar 30% do salário mensal do benefício. Um aposentado que recebe R$ 1.300 por mês poderá contratar um empréstimo com parcelas de até R$ 390 para serem descontadas direto da folha de pagamento.

Veja também!