• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Entenda como quitar antes o seu empréstimo consignado

Entenda como quitar antes o seu empréstimo consignado

Publicado:

Ao contratar uma linha de crédito, o cliente se compromete a pagar não só o valor emprestado, mas também os juros que incidem sobre ele. Na escolha de quitar a dívida antecipadamente, os juros são reduzidos, e assim, o valor pago é menor do que seria se fosse pago no prazo estabelecido em contrato.

No empréstimo consignado, essa opção também é viável, o que traz ainda mais benefícios para quem paga. Além de já contar com baixas taxas de juros, a possibilidade de pagar antecipadamente permite um pagamento ainda menor.

Entenda abaixo como você pode finalizar o pagamento do seu empréstimo consignado e confira outras informações sobre esse assunto.

Como quitar o empréstimo consignado

Para antecipar o pagamento das parcelas e quitar a dívida de uma única vez, será necessário falar com o banco ou financeira onde o crédito foi contratado. Diga que você quer quitar o empréstimo e, assim, a empresa te enviará um boleto para fazer o pagamento. O documento terá o valor do saldo devedor, menos os juros que iriam para cada uma das parcelas ainda não pagas. 

Caso a instituição financeira se recuse a lhe enviar o boleto para saldar o débito, procure os seus direitos. Afinal, o pagamento antecipado das parcelas é um direito seu, protegido inclusive pelo Código de Defesa do Consumidor. As empresas não podem se recusar a possibilitar a antecipação, e nem cobrar uma taxa por isso.

5 principais dúvidas sobre a quitação antecipada do consignado

É comum que as pessoas tenham dúvidas quando se trata do pagamento antecipado do empréstimo consignado. Confira as cinco principais perguntas sobre o assunto e as suas respostas.

1. Tenho desconto na quitação antecipada?

Sim, você terá um desconto. No empréstimo consignado, sempre que você paga uma parcela, você paga uma parte do valor que você pegou emprestado, mais uma quantia de juros. Ao quitar antecipadamente o empréstimo, você paga as parcelas faltantes de uma vez só. Assim, você acaba pagando menos juros, não pagando o que você pagaria no futuro.

2. Quanto é esse desconto?

O desconto vai depender de quantas parcelas faltam e da taxa de juros aplicada no empréstimo. Você pode ter uma ideia de até quanto pode pagar na antecipação ao somar todo o valor que ainda está pendente. Dessa forma, você saberá que o valor deverá ser menor do que o resultado da soma.

3. O banco não quer me enviar o boleto para a antecipação do pagamento. E agora?

É importando que você nunca deixe de anotar os protocolos dos atendimentos. Assim, se isso acontecer, você terá como fazer uma reclamação no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. Receber este boleto é um direito seu, e a recusa em enviá-lo é ilegal. Se for preciso, fale com a ouvidoria, levando todas as informações sobre os atendimentos passados, inclusive os números de protocolo.

4. A quitação antecipada vale a pena?

Se você tem a quantia da quitação, ela vale a pena sim, uma vez que permite que você pague menos do que pagaria até o final do contrato. Porém, se você não tem o valor completo, não vale a pena utilizar um dinheiro que não tem só para aproveitar o desconto. Além disso, lembre-se de que o consignado tem taxas de juros pequenas, valendo a pena mesmo se for pago em parcelas.

5. Como saber qual valor preciso pagar para quitar antecipadamente o consignado?

A maneira mais certeira de saber este valor é ligando para o banco ou financeira onde o empréstimo foi feito e pedir o cálculo. Assim, eles te enviarão o valor e você poderá decidir se faz o pagamento antecipado ou se continua pagando o crédito de forma parcelada. Os cálculos envolvidos são bem complexos, porém, caso queira, você pode procurar uma calculadora ou simulador online que faça este tipo de conta para encontrar o valor antes mesmo de ligar para a instituição financeira.

Veja também!