• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Como refinanciar ou renovar o seu empréstimo consignado

Como refinanciar ou renovar o seu empréstimo consignado

Publicado:

Ao precisar de mais dinheiro, o tomador do empréstimo consignado pode escolher entre duas opções válidas. Uma delas é renovar o seu empréstimo com o banco, fazendo o chamado refinanciamento; aqui, o empréstimo permanece na mesma instituição financeira, mas é renovado. A outra opção é pedir a portabilidade e transferir a dívida para outro banco ou financeira que tem taxas de juros menores do que as aplicadas no seu atual empréstimo.

O refinanciamento e a renovação do empréstimo são termos que se referem à mesma situação. O contratante consegue mais crédito, porém, não assume uma nova parcela. Com o seu contrato já pago parcialmente, ele consegue ter mais dinheiro, porém continua pagando a mesma parcela. No caso, ele terá que pagar por mais tempo, mas não terá que pagar um valor maior por mês.

Como funciona o refinanciamento de consignado

A renovação do empréstimo consignado acontece da seguinte forma: quando a pessoa que já tem um crédito contratado precisa de mais dinheiro, ela solicita ao banco ou financeira o refinanciamento do empréstimo. Ela deve estar com uma parte da dívida já paga, e assim, recebe a diferença do novo valor contratado com o saldo já quitado.

Confuso? Entenda melhor com este exemplo: você pegou um empréstimo para pagar em 96 parcelas. Destas 96, você já pagou 32, faltando ainda 64 parcelas para serem pagas. Ao renovar o empréstimo, o banco paga essas 64 parcelas pendentes, e você consegue um novo crédito, com um novo prazo de 96 meses para pagar. O valor do crédito, nesse caso, será o valor inicial menos o valor que o banco teve que pagar.

Como refinanciar o empréstimo consignado

Para renovar o seu empréstimo, você precisará conversar com o banco ou financeira onde o crédito foi tomado. Fale que você pretende fazer um novo empréstimo e que, para isso, você quer renovar o que já tem. Antes disso, saiba que é preciso que uma parte da sua dívida já esteja quitada. Normalmente, o acordo só pode ser feito se 30% da dívida já estiver paga.

Veja as ofertas da instituição financeira para você. Procure negociar taxas de juros acessíveis e um prazo de te favoreça. Além disso, não deixe de, antes, fazer um planejamento financeiro, considerando as suas demais despesas domésticas. Mesmo que o valor da parcela não mude, lembre-se que você terá que continuar o pagamento por mais alguns meses, e que isso pode atrapalhar algum projeto futuro.

Leve a documentação

Mesmo que você já tenha o relacionamento com o banco ou financeira, é possível que você precise apresentar novamente os seus documentos. São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (pode ser uma conta de água, luz, gás, telefone, ou uma fatura de cartão de crédito no seu nome).

Vale a pena renovar o empréstimo?

O refinanciamento do empréstimo vale a pena quando a pessoa que já tem um empréstimo precisa de mais dinheiro, mas não tem margem consignável disponível ou não tem como pagar um valor maior por mês. Como o valor das parcelas é mantido, o impacto financeiro não será imediato, mas somente no futuro, enquanto o pagamento continuará quando já deveria ter acabado.

Dessa forma, é fundamental que seja feito um planejamento financeiro de médio a longo prazo, procurando saber se essa renovação não será prejudicial mais pra frente.

Se você está pensando em fazer o refinanciamento, converse com a instituição financeira onde você tem o empréstimo consignado e veja quais são as condições para renovação. Você ainda pode procurar em outros bancos e financeiras um crédito com taxa menor, conseguindo quantias maiores. Assim, você não fará o refinanciamento, mas sim a portabilidade.

Entenda mais sobre o processo de transferência de empréstimo entre instituições financeiras e saiba como fazer essa mudança.

Veja também!