• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Como conseguir dinheiro para uma emergência sem pegar um empréstimo

Como conseguir dinheiro para uma emergência sem pegar um empréstimo

Publicado:

Quando é necessário complementar a renda para conseguir pagar todas as contas e demais cobranças do mês, uma das primeiras alternativas de quem precisa do dinheiro é recorrer ao empréstimo bancário. A contratação desse serviço é fácil, principalmente em bancos em que o interessado já tenha conta corrente. É comum o cliente ter um crédito pré-aprovado e, solicitando a liberação em agências, internet banking ou aplicativo, ter o dinheiro disponível na conta em poucos minutos.

O que muitas pessoas esquecem é que um empréstimo pessoal tem taxas de juros e outros encargos cobrados em suas parcelas, logo, a dívida fica mais cara e faz com que o cliente devolva uma quantia maior do que solicitou. Por isso, vale a pena buscar outros jeitos de conseguir um dinheiro extra para ajudar no orçamento e em casos de emergência. Veja abaixo algumas formas de reunir o valor necessário e não precisar recorrer ao empréstimo pessoal em bancos e financeiras.

4 formas de conseguir dinheiro para emergências

1. Tenha um trabalho extra aos finais de semana

Quem trabalha durante a semana pode pensar em algo que saiba fazer e tenha experiência para conseguir uma renda extra nos sábados e domingos. Dessa forma, o indivíduo poderá contar com o seu trabalho durante a semana para receber sua remuneração normalmente e, no final de semana, investir um tempo em uma atividade que goste de fazer para ganhar mais dinheiro.

É possível aumentar a renda de diversas formas, vai depender dos conhecimentos e da disposição do interessado. Quem gosta de dirigir e tem  prática pode conseguir um bom dinheiro fazendo viagens em aplicativos para motoristas particulares, como o Uber. Para quem vai bem na cozinha e consegue fazer pratos bem elaborados, sobremesas, bolos e outros doces é possível vender marmitas e refeições no sábado e no domingo para vizinhos e moradores próximos da sua casa.

2. Venda objetos usados online

Outra forma de faturar uma grana extra para melhorar o orçamento é vender itens que tem em casa, mas que não utiliza e podem ser úteis para outras pessoas. Muitas vezes temos roupas, sapatos, eletrodomésticos e outros objetos que estão guardados e sem uso. Na internet é possível anunciar esses itens e reunir o dinheiro de emergência por meio das vendas fechadas. Os principais sites são o Mercado Livre, a OLX, o Enjoei e Repassa.

Quando for anunciar o produto que pretende vender, lembre-se de mencionar possíveis desgastes e manutenções necessárias para utilizar o item na descrição do anúncio. Isso evita possíveis pedidos de devolução e outros problemas com os clientes e usuários do site.

3. Venda uma parte das suas férias

Um dos benefícios de quem trabalha com carteira assinada são as férias anuais concedidas pela empresa ou pelo empregador. Além de um período para descansar e ficar com a família, o trabalhador pode aproveitar e conseguir um dinheiro vendendo parte dos dias de descanso, evitando a solicitação de um empréstimo para pagar contas e outras dívidas.

O funcionário com carteira assinada tem direito a 30 dias de descanso após 12 meses de trabalho, mas, para conseguir receber uma quantia maior equivalente ao período de descanso, ele pode trabalhar normalmente durante 10 dias, folgando apenas 20, dessa forma, o valor proporcional de férias será maior e ajudará no orçamento.

4. Peça ajuda para familiares e amigos

Para evitar dívidas com bancos e lojas de crédito, uma alternativa mais barata de conseguir dinheiro emprestado é procurar parentes ou pessoas próximas e pedir a quantia necessária para resolver o problema. Nesses casos, quem empresta o dinheiro não cobrará taxas de juros e outros encargos cobrados pelas empresas que oferecem empréstimos. Lembre-se de que o pagamento do dinheiro solicitado também será um compromisso com quem emprestou a quantia. Todavia, nunca pegue dinheiro com agiotas e empresas que não possuam registro no Banco Central do Brasil.

Contrate um empréstimo pessoal online

Quem precisa de dinheiro rápido pode recorrer ao empréstimo online e garantir a quantia necessária para cobrir gastos e cobranças que precisam ser pagos. Na KeroGrana, é possível conseguir o empréstimo pessoal com taxas a partir de 2,97% ao mês. Todo o processo de solicitação é feito online, desde o envio dos documentos até a assinatura do contrato.

Veja também!