Como cancelar um empréstimo consignado

Publicado:

O cancelamento de um empréstimo consignado consiste no bloqueio de descontos feitos no salário ou no benefício do cliente equivalente às parcelas do crédito por parte do banco. Essa operação é liberada apenas em alguns casos e anula a contratação dessa linha de crédito, fazendo com o que o titular receba o seu pagamento completo.

Quem é aposentado e pensionista do INSS, servidor público e funcionário de empresa privada pode cancelar o empréstimo consignado se perceber algum erro no contrato emitido pelo banco, ou tenha sido descontado um valor maior da sua folha de pagamento do que o acordo fechado com o banco. Nesses casos, o cliente deve entrar em contato com a empresa e, se não resolver o problema, buscar ajuda em órgãos de defesa do consumidor.

Saiba mais sobre o cancelamento de um empréstimo consignado e veja outras opções para bloquear possíveis cobranças de bancos e financeiras.

Como fazer o cancelamento do empréstimo consignado

A primeira etapa é identificar o motivo pelo qual o cliente deseja fazer o cancelamento do empréstimo consignado. Caso não exista nenhum erro em relação aos valores e prazo registrados em contrato, a melhor forma de resolver o empréstimo é antecipando o pagamento que ainda resta do crédito e pagando a dívida de forma total. Dessa forma é possível pagar o empréstimo consignado com descontos, por conta do pagamento à vista. Automaticamente, o crédito consignado será cancelado e não haverá mais descontos no salário ou benefício do cliente.

O cancelamento do consignado pode ser feito quando ocorrer algum erro durante a emissão do contrato, no desconto das parcelas do empréstimo em folha e até em consignados feitos sem a devida autorização do cliente. Nesses casos é fundamental que o trabalhador, servidor público ou beneficiário do INSS entre em contato com o banco e exija a correção das cobranças ou o cancelamento do empréstimo. Saiba que se a empresa não resolver a situação é possível entrar com um processo judicial e solicitar o cancelamento junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Quem é aposentado e pensionista do INSS consegue bloquear a contratação de empréstimos consignados pelo valor do benefício ou cancelar possíveis descontos em seu pagamento feitos sem autorização. Basta acessar a página online do Meu INSS, ir até “Agendamentos e solicitações” e escolher a opção “Novo requerimento”. Depois, o beneficiário terá que digitar “Bloquear/ desbloquear benefício para empréstimo consignado”. Com isso, o aposentado e pensionista deve confirmar as informações e bloquear possíveis descontos feitos por um crédito consignado. O desbloqueio da margem consignável também poderá ser feito a qualquer momento pelo titular.

Se porventura não tenha solicitado um empréstimo e, mesmo assim, esteja sendo cobrado e descontado algum valor do seu benefício do INSS, solicite a exclusão do empréstimo consignado na plataforma do Meu INSS e registre a cobrança indevida no Portal Consumidor.gov. O cancelamento dos descontos do empréstimo consignado deverá ser feito em até 5 dias úteis após a comprovação da cobrança sem autorização. Se houver dúvidas, entre em contato pela central de atendimento da Previdência Social no telefone 135 e peça mais orientações. Vale lembrar que possíveis descontos irregulares deverão ser reembolsados ao beneficiário.

Posso cancelar o desconto em folha do empréstimo consignado?

O cancelamento do desconto das parcelas do empréstimo consignado feito do salário ou benefício só poderá ser feito quando o cliente quitar o pagamento total do crédito ou alegar erro no contrato e cobranças indevidas por parte do banco. Caso contrário, não é possível cancelar o desconto automático das parcelas na folha de pagamento e deixar de pagar pelo empréstimo.

Os servidores públicos e trabalhadores do setor privado também não podem pedir na empresa ou no órgão em que exercem uma função o cancelamento do desconto do empréstimo consignado. Como o local onde o funcionário trabalha fez um acordo com o banco, a dívida só deixará de ser cobrada do salário quando o cliente quitar o empréstimo à vista ou comprovar que o crédito foi liberado com erros no contrato.

Importante!

Os bancos e financeiras podem conceder o cancelamento do empréstimo consignado em até 7 dias após o depósito do dinheiro na conta do beneficiário do INSS, servidor público ou trabalhador de empresa privada. O cliente terá entrar em contato com a empresa e cancelar o serviço, além de devolver todo o dinheiro que foi contratado. O cancelamento só poderá ser feito pelo titular que fez o empréstimo ou por um procurador legal.

Veja também!